01 dezembro 2008

Das incúrias lusitanas



Hoje é feriado e a meteorologia não é nada abonatória de festejos. Contudo, provavelmente, foi num dia tão cinzento como hoje que há uns 368 anos atrás os portugueses restauraram a sua independência, revoltando-se contra o domínio filipino que havia existido já tempo demais.

Volvidos quase 900 anos de História enquanto nação, é engraçado notar que este povo humilde ainda recolhe respeito e admiração em muitos pontos do globo. Os japoneses não compreendiam como era possível o nosso vizinho não nos absorver definitivamente pura e simplesmente e mais incrédulos ficavam quando um tratado, uma assinatura num papel, era suficiente para fazer valer esta nossa existência desgovernada e que não se deixa governar. Ora será interessante dizer também que temos as fronteiras mais antigas (ou das mais antigas, não consegui verificar) da Europa. Para não falar da mais antiga aliança ainda em efeito, o tratado de Windsor com o Reino Unido.

Há quem chame à associação de Portugal com a Lusitânia e lusitanos uma "grande obra de engenharia histórica" dado que não se pode afirmar com precisão que somos os sucessores, nem os filhos daquela região pré-romana, que mais tarde se tornaria a província romana do mesmo nome. Mas há algo que não se pode negar, os traços e personalidade daquelas populações, que até foram descritos e registados na época da romanização da península ibérica, são identificáveis hoje em dia quanto mais será difícil negar que não nos corre, ainda que pouco, sangue luso nas veias. Temos mais que 900 anos ora pois...

Do mesmo modo... não, do mesmo modo não, mas talvez com as mesmas consequências, alguém matou Viriato e a Lusitânia "passou à História", e também alguém matou Portugal. E um dia hei-de escrever um livro sobre isso, e não terá nenhum capítulo dedicado à crise económica actual, assunto demasiadamente banal, como a peste a negra entenda-se.

E agora lembrei-me que este post era só para perguntar se alguém sabia que hoje era o dia da Restauração da Independência nacional. Hmm? Alguém? Olhem que os catalães, os galegos e os bascos invejam-nos por isto.



2 comentários:

Mário disse...

havias era de ter feito a experiencia de ir para a rua perguntar as pessoas se sabiam que feriado era hj antes de postares...ai e que vias o grau de sabedoria dos nossos portugueses (seria bom ou mau??...deixo a duvida =P)

André disse...

Mário, não estava a duvidar da sabedoria dos portugueses, mas sim da sua memória ;)