30 abril 2008

As duas torres

Após algum tempo, o moço pergunta à figura envelhecida, que lhe acompanhava ao lado na viagem, o que era o imponente maciço rochoso que se erguia além, no outro lado do vale que mirava. Com o peso de muitas primaveras sobre os ombros e outras guerras, a resposta saiu leve e decidida: "É a igreja de São Vicente de Fora". Enquanto o jovem digeria a informação, olhando as duas torres que era possível ver daquele local, o outro, já menos jovem, voltava-se de novo para as casas típicas, observando, pensativo, o cal que encobre a argamassa de séculos de histórias. Suspira.

"Pois eu vejo aquelas duas torres de minha casa" soltou o rapaz. Dando azo à conversa, é lhe respondido que foi construída durante o reinado dos Filipes de Espanha. Era muito avançada para a época, uma vez que já incorporava um sistema construtivo anti-sísmico.

Sem saber como arrematar a conversa, o jovem disse: "Pois, alguma coisa de jeito tinham de fazer...". A resposta foi espontânea: "Sim, nem tudo podia ser mau!"

Riram-se.

2 comentários:

Mário disse...

eu gostava de saber onde e que tu vas buscar tais dialogos... XD
interessante este, mt ate principalmente a forma de contornar um importante ponto numa conversa: a falta de continuaçao da conversa :P

isto foi experiencia propria ou experencia observada??(lo0l que raio de pergunta XD)

André disse...

Pois meu caro, o segredo é a alma do negócio! Foi a observação de uma experiência ;)