19 janeiro 2010

Para quê?



Contavam-me a estupefacção com que se pode, e deve-se, ficar quando alguém nos pede desculpa. Não é dizer que pedir desculpa seja errado, mas sim por vezes inusitado e principalmente insuficiente.

Parece que hoje em dia, quando se cria um problema ou faz-se alguma asneira, basta pedir desculpa, pura e simplesmente. Como se pedir desculpa desresponsabilizasse quem cria o problema, resolvendo-o. Infelizmente não é verdade a maioria das vezes, um pedir desculpa nada resolve.

Pedir desculpa para quê? Sim, é bonito e fica bem. É educado. Apazigua ânimos. Mas não compra um copo partido, não paga o risco no carro, não arranja o buraco por causa da ponta de cigarro, não repara sentimentos, não tira dores, não traz alguém de volta.

Significa assumir responsabilidade? Por vezes sim, mas isso só não basta, porque assumir essa responsabilidade é mais do que se acusar pelo problema, é trabalhar para resolvê-lo. Isto para que pedir desculpa seja também em si responsável e não mais uma banalidade. Senão não se está a assumir responsabilidades, está-se apenas a "pedir desculpa".


3 comentários:

Marta K disse...

"Forgive and forget. That’s what they say. It’s good advice, but it’s not very practical. When someone hurts us, we want to hurt them back. When someone wrongs us, we want to be right. Without forgiveness old scores never settle. Old wounds never heal, and the most we can hope for is that someday we’ll be lucky enough to forget."

O problema de tudo não está no pedido de desculpas. Está antes no que antecede esse mesmo momento. É a acção, é toda a situação criada por um simples acto, uma simples palavra, um simples gesto, que muda o nosso sentir. E não, nunca haverá desculpa que possa superar o mal estar com que ficámos.
Actualmente... actualmente a desculpa é algo desvalorizado. Pedir desculpa é realmente algo demasiado presente no quotidiano. Raros são os pedidos de desculpa que surgem de um modo consciente, pensado. Hoje em dia, pede-se desculpa por tudo.. e por nada!
Talvez seja essa a razão pela qual alguns acham sempre dificil aceitar um pedido de desculpas....

André disse...

"Desculpas não se pedem, evitam-se" também se diz.

Mas depois do mal estar feito, que fazer? Fazer por se desculpar, por assumir os erros, mas assumi-los responsavelmente, como disse.

Claro está que nem todos pedem desculpa. Ou melhor, nem todos assumem as suas responsabilidades. Há sempre quem não o faz, porque não tem noção, não sabe, ou por fraqueza.

Mário disse...

Eu sou talvez dessas ditas pessoas que usa o "desculpa" vezes de mais, eu sou um dos culpados por banaliza-lo assim sendo. Mas também nunca perdi a noção do que a palavra significa e de quando ela é dita por reflexo e quando é dita pelo assumir da responsabilidade.

Mas para mim continua a ser pior aquele que se recusa a pedir desculpa do que o outro que pede desculpas a mais, porque enquanto que o segundo pode aprender a dizer apenas quando deve o primeiro nunca o conseguirá fazer mesmo no momento que mais precisar.